20 de fevereiro de 2020

FEVEREIRO ROXO E LARANJA

Um mês, duas campanhas, quatro doenças. Parece até uma conta simples de matemática, mas fevereiro é uma data no calendário que representa algo muito complexo e sério: é onde duas cores se juntam para conscientizar você sobre o lúpus, a fibromialgia, o Mal de Alzheimer e a leucemia. Neste mês, a Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães adere à campanha Fevereiro Roxo e Laranja.

O Roxo simboliza a fibromialgia, o lúpus e o Mal de Alzheimer. As três doenças têm duas características em comum: elas não têm cura e os sintomas são “silenciosos”. A fibromialgia é uma doença reumática caracterizada por dor muscular crônica e generalizada. O lúpus é um distúrbio crônico que afeta o sistema imunológico fazendo o organismo produzir anticorpos em excesso. E o Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo, de evolução lenta e progressiva, que se manifesta, em sua maioria, em pessoas com mais de 65 anos.

Já o Laranja simboliza a luta de quem enfrenta a leucemia, que é um tipo de câncer na medula óssea que atinge de crianças a idosos. Esse é o 9º câncer mais comum entre homens e o 11º entre mulheres. A data – Fevereiro Laranja – foi criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). Por isso, é importante que você, aí do outro lado da tela, se conscientize sobre a necessidade do diagnóstico precoce, para garantir a qualidade de vida dos portadores dessas enfermidades.