16 de outubro de 2021

RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS É DEBATIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES-BA

Na noite desta quinta-feira (14/10) às 19 horas, a Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães-Ba, realizou uma Audiência Pública com o Secretário de Educação, o Ilustríssimo Senhor Carlos Lopes da Fonseca, para prestar esclarecimento acerca do retorno das aulas presenciais nas escolas municipais.

Durante a Audiência, o referido Secretário ressaltou que a educação em Luís Eduardo Magalhães não parou, e apesar das dificuldades enfrentadas pela gestão, bem como pelos professores; em adaptar-se à nova realidade de ensino no período da pandemia, a gestão não mediu esforços para proporcionar uma educação de qualidade para os alunos onde o único meio para isso era no ensino de forma remota. O mesmo citou como exemplo a plataforma de ensino “Escola em Casa” onde as aulas ficam gravadas para os alunos assistirem a qualquer momento.

No momento da participação do público as mães de alunos questionaram acerca dos prejuízos na educação das crianças que tem perdido o rendimento escolar após a pandemia e em consequência das aulas remotas e que diante disso se faz necessária a urgência no retorno das aulas presenciais.

Houve também o questionamento de uma aluna que sempre foi; destaque em sua escola e que atualmente não está conseguindo obter o mesmo nível de conhecimento que adquiria antes.

Em resposta aos questionamentos o Secretário destacou que estes são problemas enfrentados por muitos e não apenas por nosso Município, pois é uma realidade nova para todos, e enfatizou que já está sendo elaborado um projeto de reforço escolar para os alunos, que acontecerão no turno oposto ao das aulas, desta forma poderão recuperar os prejuízos na educação adquiridos durante o período da pandemia da COVID-19.

Ressaltou ainda que estão trabalhando para melhor receber os alunos, professores e demais servidores no ano de 2022, com a melhoria nas estruturas das escolas, no transporte público, na qualidade da merenda, bem como na qualidade do ensino, que apesar de estar acontecendo em um formato novo, diferente do que os professores estão acostumados, os mesmos dedicam muito para manter a qualidade do ensino.

Para o Senhor Carlos Lopes da Fonseca, este não é um bom momento para retornar, pensando na segurança dos alunos e de todos envolvidos. De acordo com o seu planejamento o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas municipais está previsto para a primeira quinzena de fevereiro de 2022.