02 de setembro de 2015

SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES TEVE TRIBUNA LIVRE

Aconteceu ontem, terça-feira, 01 de setembro de 2015, a 23ª Sessão Ordinária do Sexto período Legislativo da Quarta Legislatura na Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia. A sessão foi presidida pelo Vice-Presidente Erik Café devido à falta do Presidente Elton Alves, que está em Salvador devido à reunião com o Governador do Estado, para discutirem assuntos de interesse da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães.

Alguns vereadores faltaram à sessão. Os vereadores Juvenal Canaã e Claudionor Machado por motivos de força maior. Mardônio da Rocha por motivos pessoais.  Márcio Rogério por motivos de saúde, e os vereadores Guinho e Alaídio também faltaram à sessão.

Em discurso, durante a sessão da Câmara Municipal, o presidente em exercício Erik Café, mostrou insatisfação com a duplicação da BR e o retorno que dá acesso ao Bairro Santa Cruz. “É lamentável a quantidade de acidentes que está acontecendo, precisamos de uma solução.”, frisou o vereador Erik. Também cumprimentou e agradeceu a presença de comerciantes, representados pelo senhor Gelson Ricardo na Tribuna livre e exaltou a importância das reivindicações feitas por eles, como uma ação positiva.

01

02

O vereador Reinildo demonstrando tristeza diz não aguentar mais ver tantas vítimas no trânsito da nossa cidade, sugeriu então que a população juntamente com todos os vereadores vá para as ruas, fechar a BR e fazer manifestações, pois só assim o problema vai ser resolvido.

03

A vereadora Katerine demonstrou novamente em seu discurso indignação pela duplicação “mal feita” da BR, disse ainda que o Prefeito não faz nada e só fica atrás do DNIT, porém a obrigação é dele fazer. Segundo a vereadora o Posto de Saúde Gustavo Roso não tem medidor de pressão e na policlínica não tem aparelho medidor de diabetes. “Tudo isso ele vai buscar no DNIT?”, indagou a vereadora.

04

O vereador Zezé lamentou os acidentes e mortes que vem acontecendo na BR e anseia que algo seja feito o mais rápido possível para resolver essa situação. Ele lastimou também a morte de duas pessoas na nossa cidade que foram picadas por cobra e infelizmente vieram a óbito somente pela falta do soro antiofídico que combate o veneno de cobra que está em falta na nossa cidade, que é uma vergonha para o nosso Município.

05

NA TRIBUNA LIVRE

Gelson Ricardo representando os comerciantes da Rua Ibititá no Bairro Santa Cruz fez uso da tribuna para falar sobre o impacto negativo causado pela retirada de mão dupla da Rua Ibititá e dos retornos que fizeram após a duplicação da BR, dificultando o acesso ao Bairro Santa Cruz da população e dos próprios empresários que tem comércios em outros bairros da Cidade. Segundo o empresário a Rua Ibititá com seus diversos comércios possui cerca de 1.500 empregos diretos, porém infelizmente após a duplicação, os faturamentos desses comércios caíram bastante inclusive fechando portas de mais de quinze empresas. Os comerciantes formaram uma comissão e apresentaram o projeto ao Executivo e DNIT, e esperam que algo realmente seja realizado para reverter essa situação.

NA ORDEM DO DIA

EM PRIMEIRA VOTAÇÃO

– Projeto de Lei nº 066/2015 de autoria do Vereador Reinildo Nery dos Santos, que: “Reserva cargos no serviço público para afrodescendentes”.

– Projeto de Lei nº 067/2015 de autoria do Vereador Reinildo Nery dos Santos, que: Cria “O Amigo do Livro” nas Escolas da Rede Municipal do Município de Luís Eduardo Magalhães e dá outras providências.

EM SEGUNDA VOTAÇÃO PROJETO DE LEI

– Projeto de Lei nº 015/2015 de autoria do Vereador Erik Café, que: “Dispõe sobre a obrigatoriedade de reservatórios e captadores de água da chuva nos pontos de combustíveis e estabelecimentos de lavagem de veículos, no Munícipio de Luís Eduardo Magalhães – BA, e dá outras previdências”, juntamente com a Emenda Supressiva.

– Projeto de Lei 39/2015 de autoria do Vereador Erik Café, que: “Dispõe sobre a proibição da venda do narguilé, bem como, carvão, essências e afins, para menores de idade, estabelece penalidades e dá outras providências, no Município de Luís Eduardo Magalhães- BA”, juntamente com a Emenda Modificativa.

EM VOTAÇÃO ÚNICA REDAÇÃO FINAL

– Redação Final ao Projeto de Lei nº 050/2015 de autoria do Vereador Erik Café, que: “Dispõe sobre instalação de portas de segurança nas casas lotéricas estabelecidas no Município de Luís Eduardo Magalhães/BA e dá outras providências”.

– Redação Final ao Projeto de Lei nº 065/2015 de autoria do Vereador Sidnei Giachini, que: “Dispõe sobre a denominação e nomenclatura da Praça que fica na quadra n° 77- A do bairro Jardim Paraíso, no município de Luís Eduardo Magalhães-Ba, e dá outras providências”.

Dezesseis indicações foram apresentadas, a grande maioria relacionada à melhorias para o povoado Novo Paraná, em decorrência a audiência pública realizada na comunidade na última quinta feira, dia 27. Todos os projetos foram aprovados com unanimidade.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Vereadores