07 de outubro de 2015

SESSÃO DA CÂMARA VEREADORES DESTA TERÇA-FEIRA TEVE VOTAÇÃO PARA MESA DIRETORA

A sessão ordinária desta terça-feira, 6 de outubro da Câmara Municipal de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães, foi presidida pelo Presidente Elton Almeida. Os vereadores Alaídio Castilho e Deusdete Petronílio não estiveram presentes na sessão.

Com a renúncia do Vereador Sidnei Giachini da mesa diretora, houve consequentemente a votação para Primeiro Secretário, quem assumiu foi o Vereador Mardônio da Rocha com nove votos favoráveis. O vereador Márcio Rogério perdeu a eleição ao qual concorria a Primeiro Secretário, tendo apenas 4 votos.

O presidente da Câmara de vereadores de Luís Eduardo Magalhães, Elton Almeida afirma estar agindo e atuando dentro das responsabilidades exigidas, enfrentando a complexidade que a lei exige. “Não é uma tarefa simples. Tenho, como todos, críticas e também autocrítica, é um trabalho complexo. Mas manterei o meu estilo. Vou trabalhar dentro da legalidade,  respeitando a legislação, buscando o que a lei determina. Estou com minha consciência tranquila”, concluiu.

“Não sou covarde ao ponto de renunciar. Sendo que renúncia não fazem parte do meu vocabulário. O que eu faço eu assumo”, frisou o presidente ao responder as críticas do vereador Sidnei Giachini.

01

02

O vereador Márcio comentou que duas mães vieram até seu gabinete para pedir explicações, já que durante três meses essas mães iam todos os dias nas creches procurando vagas para seus filhos e não encontravam, porém um dia um assessor de vereador a viu chorando e se comoveu com a história e logo conseguiu a vaga para a mesma. “É justo depender de um vereador pra isso?” indagou a senhora. O vereador Márcio espera ansioso pelo Plano Municipal da Educação para que esse e outros problemas sejam resolvidos.

03

O vereador Reinildo falou sobre o Plano Municipal da Educação, projeto que ainda vai ser votado na Câmara, no entanto foi o assunto mais comentado pelos vereadores nesta sessão, o vereador disse que este projeto estará construindo o futuro das próximas gerações e que assim que for colocado em pauta irá votar a favor para que crianças e adolescentes tenham uma educação cada vez melhor.

04

A vereadora Katerine em sua fala demonstrou insatisfação mais uma vez com a administração do Prefeito, pois segundo ela chegou mais recursos financeiros para a Saúde do nosso município no valor de R$10.455.229,51 (dez milhões quatrocentos e cinquenta e cinco mil duzentos e vinte e nove reais e cinquenta e um centavos), e o que se houve é que o Município não tem dinheiro. “O canal aberto das acácias, a travessia da BR, o lixão, o site da transparência que não funciona, será que tudo é responsabilidade do DNIT? Porque não pedimos afastamento do Senhor Prefeito?”, indagou a vereadora.

05

O vereador Guinho em seu pronunciamento disse estar atento ao prazo que o DNIT estabeleceu e que algo precisa ser feito o mais rápido possível.

EM VOTAÇÃO ÚNICA E SECRETA

– Veto ao Projeto de Lei 028/2015 de autoria do Poder Executivo, que: Veta INTEGRALMENTE, o Projeto de Lei nº028/2015 de autoria do Vereador Juvenal Canaã, que: “Modificar o nome da Rua Jatobá para Avenida Jatobá, a qual faz limites dos Bairros Jardim das Acácias e Jardim Imperial e também dá acesso ao Bairro Jardim Alvorada e dá outras Providências”.

EM SEGUNDA VOTAÇÃO

– Projeto de Lei nº 035/2015 de autoria do Poder Executivo, que: “Autoriza o Poder Executivo a contribuir mensalmente com as entidades de representação de municípios, e dá outras providências”, juntamente com Emenda.

– Projeto de Lei nº 079/2015 de autoria do Vereador Zezé, que: “Institui Dia do Feirante no Município”.

O Executivo vetou integralmente o Projeto do Vereador Juvenal Canaã que Modificaria o nome da Rua Jatobá para Avenida Jatobá, a qual faz limites dos Bairros Jardim das Acácias e Jardim Imperial e também dá acesso ao Bairro Jardim Alvorada, o veto foi aprovado em votação secreta com 12 votos favoráveis.

Os vereadores parabenizaram as Conselheiras Tutelares que venceram as eleições no dia quatro de outubro. Quinze indicações foram apresentadas, a maioria direcionada a Secretaria de Infraestrutura do nosso Município. Os projetos 035/2015 e 079/2015 em segunda votação foram aprovados com unanimidade.
O presidente Elton Almeida no final convidou a toda a população para participarem da próxima sessão dia 13 de outubro. Será uma sessão solene em adesão a Campanha “Outubro Rosa” de prevenção e combate ao câncer de mama.

Fique por dentro de tudo que acontece na Câmara de vereadores, acesse: www.cmlem.ba.org.br.
Fonte: ASCOM – Câmara Municipal de LEM