24 de novembro de 2015

Novembro azul na Câmara de vereadores

01

Após a sessão Ordinária do 6º período legislativo, a fim de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, aconteceu terça-feira, 17 de novembro, a Quinta Sessão Solene do Sexto Período Legislativo. Depois do mês dedicado ao combate ao câncer de mama, o Outubro Rosa, chegou à vez do Novembro Azul, para destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

02

A função do Novembro Azul é conscientizar as pessoas acerca da doença, incentivar a prevenção e desconstruir preconceitos em favor da vida, buscando levar informação e conscientização a todos em prol da saúde masculina.  Em prol disso a Câmara recebeu os palestrante Marcelo Pintel, Gabriela Katroque, Ilma Rosa, Elina Maria e Carolina Mesquita que fazem parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família –NASF, por estarem neste importante evento.

03

A palestrante Carolina Mesquita deu destaque Sobre o Câncer de Próstata, as estatísticas, que vem sendo o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele. A cada seis homens, um é portador da doença.  Ela disse que a doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA. Os fatores de risco é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. A prevenção é que quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

04

O presidente da Câmara de Luís Eduardo, Elton Almeida chamou a atenção para a necessidade do exame urológico, principal forma de prevenir a doença. “Agradeço a presença de todos os palestrantes por falarem de forma clara e conclusiva. Que os homens não deixem de recorrer ao médico somente quando a doença já estiver instalada”, afirmou o vereador Elton. Segundo o parlamentar, é de fundamental importância que sejam socializadas informações à população sobre o câncer, cuidados, tratamento e programas de prevenção para evitar ou retardar a doença.

05

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que este é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele. No ano passado, foram identificados mais de 70 mil novos casos da doença. O dado positivo é que a detecção desse tipo de câncer em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura.

DSC05247---

Considerada uma doença da terceira idade, devido ao fato de três quartos dos casos ocorrerem em homens acima dos 60 anos, o câncer de próstata pode demorar a se manifestar, o que exige exames preventivos constantes para não ser descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal.

Fique por dentro de tudo que acontece na Câmara de vereadores, acesse: www.cmlem.ba.org.br.

Fonte: ASCOM – Câmara Municipal de LEM