17 de fevereiro de 2016

Foi realizada na noite desta terça-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães, sessão Solene para marcar o início do ano Legislativo. Logo após foi realizada a primeira sessão ordinária de 2016.

A sessão contou com a presença de todos os vereadores, prefeito Humberto Santa Cruz, secretários municipais e representantes de diversos segmentos da sociedade. O presidente da Câmara, vereador Elton Almeida, fez abertura da sessão por volta das 18h30 dando oportunidade para alguns vereadores fazerem uso da tribuna. O vereador Elton Almeida tem como um de seus objetivos à frente do Parlamento, promover maior participação popular nos atos legislativos. “Para 2016 uma das metas da Câmara é estar mais próxima da comunidade e, para tanto, queremos ampliar os métodos de comunicação. Tenho a intenção de inaugurar a TV Câmara que é um meio importantíssimo que vai beneficiar a população e deixá-la bem informada. O grande motivo desse projeto é aproximar cada vez mais a Câmara da sociedade de forma transparente. Isso será uma conquista imensa”, afirmou o presidente da Casa.

Entre as propostas e indicações, de autoria do presidente da Casa, vereador Elton Almeida,  um dos itens da pauta criar passagens adequada em supermercados para gestantes, obesos e cadeirantes; biblioteca pública; construção de escolas em período integral; creche municipal no Bairro Jardim das Oliveiras entre outras.

O prefeito Humberto ao fazer uso da tribuna saudou os vereadores, secretários e também ao presidente da casa a quem deve respeito. Fez um discurso eloquente destacando obras realizadas em sua gestão e anunciou em primeira mão a construção da nova sede administrativa da Prefeitura, inauguração das novas instalações da Policlínica e também da previsão de inaugurar uma Unidade Semi Intensiva Neonatal Na Maternidade Gileno de Sá consolidando assim o processo de aumento da oferta e melhoria da qualidade dos serviços de saúde. Em seu pronunciamento, destacou que os homens, costumes e políticas mudam, mais os princípios jamais, e que continuara lutando por uma sociedade mais justa, solidária e feliz.

Os vereadores também utilizaram a tribuna para saudar aqueles que participaram da sessão e deixaram suas palavras de otimismo, compromisso e respeito à população Luiseduardense, colocando-se a disposição do prefeito para realizar um trabalho conjunto entre os poderes.

A vereadora Katerine Rios, única mulher com mandato nesta nova legislatura fez uso da tribuna para tecer duras criticas ao Executivo Municipal. Fez vários questionamentos ao prefeito Humberto Santa Cruz, a exemplo; de  onde estava o “tão sonhado hospital” e o “Rio de Pedras que já não existia mais”, devido as obras mal acabadas da BR 242. Citou o aluguel de tantos prédios para a instalação de escolas publicas ao invés de construir prédios próprios e também a problemática do lixão que vem causando transtorno à população.

Ao proferir seu pronunciamento o vereador Juvenal Canãa, agradeceu a presença de todos e principalmente do prefeito Humberto Santa Cruz porque é com ele que tudo começa. Ressaltou que esse é um ano eleitoral e, portanto muito difícil e de grandes desafios, mais que “volta com garra e animo” para lutar juntamente com seus colegas vereadores, deixando assim um legado a população de Luís Eduardo.

O vereador Alaidio, frisou que a parceria com o poder executivo tem sido buscada constantemente pelo legislativo. Destacou que a casa esta renovada com alguns jovens vereadores se destacando no cenário político, e que esse é um ano especial e que recomeça com muita energia. Destacou também que “Não mais pleiteará uma cadeira; encerrando assim sua carreira política”. Mas que continuará apoiando os projetos que crê ser benéfico para o povo luiseduardense.

De acordo com o vereador Reinildo Nery o mesmo continuará trabalhando em benefício dos munícipes, mas mantendo sua linha de votar em projetos que a sua consciência mandar, porque o legislativo apesar de trabalharem juntos nem sempre vai concordar em tudo, porque são 15 vereadores que pensam e veem o mundo de forma diferenciada, mais que independente dessas diferenças o respeito pelo próximo deve prevalecer.

Logo após a sessão solene deu se inicio a 1ª sessão ordinária do 7º período legislativo da 4ª legislatura, onde indicações foram apresentadas e projetos de lei aprovados por unanimidade.

EM PRIMEIRA VOTAÇÃO PROJETOS DE LEI

– Projeto de Lei nº 022/2015 de autoria do Vereador Wangles Glicério, que: “Define a nomenclatura da Praça do Jardim das Oliveiras como ‘Francisco Pereira Rocha”.

EM SEGUNDA VOTAÇÃO PROJETO DE LEI

– Projeto de Lei nº 0120/2015 de autoria do Vereador Erik Café, que: “Altera a Ementa, o artigo 1º caput; artigo 2º, parágrafo único; artigos 3º, 4º, 5º, incisos I, II,III e IV da Lei

Municipal nº 569 de 11 de abril de 2012, para estender a aplicação da referida lei municipal a outros estabelecimentos e dá outras providências”.

– Projeto de Lei nº 0121/2015 de autoria do Vereador Elton Alves, que: Obriga os Supermercados e Hipermercados do Município de Luís Eduardo Magalhães, a Dispor de Passagem Adequada, em Seus Caixas de Pagamento, Para Obesos, Gestantes e Usuários De Cadeiras De Rodas.