08 de agosto de 2017

PLANO PLURIANUAL É DEBATIDO NA CÂMARA MUNICIPAL

O Executivo de Luís Eduardo Magalhães realizou ontem, 07 de agosto, audiência pública para apresentar à população o Plano Plurianual. A audiência aconteceu no Plenário Arnaldo Horácio Ferreira na Câmara Municipal.
O Plano Plurianual (PPA) é um plano que deve ser feito a cada quatro anos por todas as entidades da federação, Governo Federal, Estados e Municípios, para estabelecer diretrizes, metas e objetivos. Assim, todos os governos, inclusive os municipais, ficam obrigados a fazer um planejamento estratégico e seguir as diretrizes e metas estabelecidas no PPA. Dessa forma impede-se a descontinuidade de políticas e obras públicas de importância estratégica para a cidade, estado ou país.
A audiência teve como objetivo apresentar as ações estratégicas previstas para o Município de Lem no período de 2018 a 2021, bem como o orçamento estimado para cada área. O público presente pode participar opinando sobre as estratégias apresentadas e sobre os investimentos.

Ao dar início à audiência o presidente da Casa vereador Reinildo Nery (PSDC), desejou as boas vindas a todos os presentes, e falou sobre a importância do Plano Plurianual para o munícipio “O PPA, é um valioso instrumento para a gestão do Executivo, pois difunde as políticas municipais e garante a informação sobre a origem das receitas e como será gasto. É de extrema importância que população juntamente ao Poder Legislativo acompanhe de perto todas as informações e deem suas opiniões para que assim tenhamos uma cidade cada vez melhor”, disse Reinildo.

Na oportunidade o vereador Carlos Koch (PSC), indagou sobre meta apresentada para IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica até 2021 ser de 0,1% ano, para o edil o número não satisfatório, “Acho muito pouco, teríamos que ter uma meta mais significativa, pois a educação é à base de tudo. Peço ao Prefeito que se atente e reveja essa meta”, disse Koch.
A vereadora Cleide Bosa (PSD), também deu sua opinião ao PPA, e pediu a implantação de novas creches para o município “São muitas mãezinhas que precisam trabalhar, porém não tem com quem deixar as crianças. São crianças que precisam frequentar essas instituições, pois é onde muitas delas recebem os cuidados necessários para crescerem saudáveis”, disse Cleide. Estiveram presentes os vereadores Reinildo Nery- presidente da Câmara, Víctor do Ferro Velho, Carlos Koch, Cledi Bosa, Silvano Santos, Irmão Deusdete, Kenni Henke, Luciano Santos e Raimundo Nacional Motos.