09 de setembro de 2015

O Rio de Pedras comprometido preocupa vereadores

A 24ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Luís Eduardo Magalhães aconteceu nesta terça-feira, 8, e seguiu com tranquilidade. Dentre os assuntos mais abordados da sessão estava a manifestação para mobilizar as autoridades e órgãos competentes da necessidade urgente do início das obras de contenção das águas das chuvas e de revitalização do Rio de Pedras. Como forma de propor soluções ao poder público para auxiliar a população, os vereadores de Luís Eduardo discutiram diversas alternativas.

Os vereadores Deusdete, Voga e Guinho faltaram à sessão.

04

Em discurso, ontem, durante a sessão da Câmara Municipal, o presidente da Casa de Leis, Elton Almeida, destacou os pontos discutidos em sua viagem para Salvador onde teve reunião com o Governador Rui Costa e com o Secretário de infraestrutura do Estado da Bahia, Marcus Cavalcanti, dentre eles melhorias para infraestrutura da cidade, o caos vivenciado pela população em relação à travessia no perímetro urbano na duplicação da BR 242, e também iluminação pública. “Diversas ruas estão totalmente no escuro, e isso é competência do município, sendo que os moradores pagam a taxa de contribuição”, pontuou.

Outro ponto apresentado pelo parlamentar foi sobre a CPI. “As pessoas não sabem a complexidade de uma CPI, referente à questão do rio de pedras. Eu não faço nada sozinho, embora o que pudermos fazer para resolver essa questão nós faremos”, frisou o vereador Elton.

Propondo o seguinte, “Vocês querem punir alguém ou discutir uma saída para salvar o rio? O que a maioria dos vereadores decidir, será o que a Mesa Diretora ira acatar”, afirmou.

Eltinho disse que vereadores precisam estar preparados com pressão que recebem dia após dia. O presidente informou que ficou marcada uma reunião na quinta-feira (10), com os vereadores para discutir este problema exposto.

01

“Estamos prontos para lutar para que o problema do Rio de Pedras seja solucionado. Vamos tomar providências com o prefeito ou secretário de Meio Ambiente”, destacou o vereador Juvenal.
Também o vereador Juvenal, exaltou a importância das reivindicações justas feita na Audiência Pública pelos moradores e representantes da comunidade do Novo Paraná. E disse que são questões muito fáceis de resolver.

02

O vereador Alaídio parabenizou os envolvidos na manifestação Rio de Pedras, e citou que o povo precisa se mobilizar desta forma para que o prefeito se mexa. “Tudo que esta acontecendo é dever dele, cabe ao prefeito um posicionamento. A realidade o clamor dessa casa, é que não vimos ações dos secretários ou do prefeito. Eles são figurantes!”, exclamou o vereador.
O vereador demonstrou repulsa em sua fala, e reivindicou com urgência melhorias na BR, sinalização, iluminação, acessibilidade aos pedestres, entre outras providências que devem ser tomadas o mais rápido possível e se tornarem ação efetiva.

03

O vereador Erik falou sobre as precariedades na comunidade do Novo Paraná. E presta esclarecimento do seu trabalho, dizendo já ter várias indicações protocoladas e projetos que beneficiam a comunidade. E esta á disposição do povo, e irá levar as reivindicações ao Executivo, para resolver os problemas que estiverem ao seu alcance. Erick elaborou o Projeto Fundo Municipal Rio de Pedras, que já passou pela Comissão de justiça, onde foi lido e citado no plenário com objetivo de conseguir recursos para revitalização do rio.

05

EM PRIMEIRA VOTAÇÃO
– Projeto de Lei nº 062/2015 de autoria do Vereador Erik Café, que: “Dispõe sobre o Dia Municipal do Policial Civil e Militar no Município de Luís Eduardo Magalhães/BA, e dá outras providências”.
– Projeto de Lei nº 068/2015 de autoria do Vereador Elton Alves de Almeida, que: “Dispõe que afixe nas salas de aula o número do telefone do disque denúncia e dê outras providências, contra qualquer tipo de violência, abuso e assédio sexual cometido contra menores”.

EM SEGUNDA VOTAÇÃO
– Projeto de Lei nº 066/2015 de autoria do Vereador Reinildo Nery dos Santos, que: “Reserva cargos no serviço público para afrodescendentes”.
– Projeto de Lei nº 067/2015 de autoria do Vereador Reinildo Nery dos Santos, que: Cria “O Amigo do Livro” nas Escolas da Rede Municipal do Município de Luís Eduardo Magalhães e dá outras providências.

EM VOTAÇÃO ÚNICA REDAÇÃO FINAL
– Redação Final ao Projeto de Lei n° 015/2015, de autoria do Vereador Erik Café, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade de reservatórios e captadores de água da chuva nos postos de combustíveis, que possuam sistema de lavagem de veículos, no Município de Luís Eduardo Magalhães-Ba, e dá outras providências”.
– Redação Final ao Projeto de Lei n° 039/2015, de autoria do Vereador Erik Café, que “Torna obrigatória a instalação de porta eletrônica de segurança nas Agências dos Correios com Banco Postal no Município de Luís Eduardo Magalhães-BA”.

Todos os projetos foram aprovados com unanimidade.

Fonte: Ascom Câmara Municipal de Vereadores