09 de março de 2016

Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

lem1

A Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães realizou, no dia 08 de março, sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na cerimônia, 22 (vinte e duas) mulheres Luiseduardenses das mais diversas idades e atividades profissionais foram escolhidas pelos vereadores para representar todas as mulheres do Brasil.

A abertura foi presidida pelo Presidente da casa Elton Almeida, que convidou a tribuna Juana, enfermeira da secretária de saúde e a representante da OAB Elisangela Teles.

Em seu pronunciamento Juana, relembrou a luta histórica das mulheres pela igualdade, destacando o protesto que deu origem ao Dia Internacional da Mulher em oito de março de 1857, quando um incêndio numa fábrica de Nova York matou cerca de 130 mulheres que faziam greve para reivindicar melhores condições de trabalho. Pontuou também, algumas atitudes e atividades que as mulheres precisam ter no decorrer da vida para terem uma vida saudável, tais como; exercício físico, mamografia, exames preventivos e hormonais, regularmente.

A Dr. Elisangela Teles, destacou que foi criada dentro da OAB uma comissão para a valorização da mulher “justamente buscando que ela tenha um espaço maior, porque apesar de todos os avanços que já tivemos ainda a participação da mulher é muito pequena e muito ainda pode ser feito”. Ressaltou ainda que apesar da criação de leis como a Maria da Penha que visa proteger as mulheres, a violência contra elas continua crescendo. Chamou também a atenção das mulheres para mudanças de hábitos e atitudes, “Muitas vezes nos permeamos essa atitude machista, dizendo mulher não faz isso, mulher não pode isso”.  Para que tenham igualdade de condições.

Por fim esclareceu que a OAB não é só uma casa para advogados, mas uma casa de luta pelos direitos, principalmente direitos da mulher.  Colocando-se, como presidente da comissão da mulher a disposição para ajudar as mulheres que sofram com qualquer omissão ou desrespeito. Prontificou-se também a criar uma parceria para mudar a visão de que a OAB serve somente para uma parcela da sociedade.

A Vereadora Katerine Rios, fez uma linda homenagem a Sra. Anny da Cunha e a Sra. Erna Walker, destacando a importância dessas mulheres no lar e na sociedade.

Vereador Claudionor Machado, sendo o único advogado entre os vereadores, e, portanto um dos representantes da OAB na casa agradeceu ao Presidente Elton Almeida, o espaço cedido para a realização do evento de posse da nova diretoria da OAB. Teceu homenagens às mulheres presentes, em especial suas homenageadas a Sra. Meire Martins e Sra. Aidi Francisca mulheres fortes e guerreiras. Aproveitou a oportunidade para elogiar a sua colega Vereadora Katerine Rios, única mulher nessa legislatura que representa muito bem o papel da mulher na sociedade.

O presidente da Câmara, vereador Elton Almeida, concluiu a sessão solene parabenizando as homenageadas pela data especial. O evento teve como objetivo destacar a importância da mulher no conjunto da sociedade quer seja como mãe, esposa, trabalhadora, enfim, como cidadã, que contribui na sociedade, bem como de suas lutas por igualdade.

Elton fez uma pequena abordagem sobre cada uma das mulheres homenageadas. Destacou sua mãe; Marlene Alves de Almeida “guerreira” com muitas histórias vividas. “Procurei ser um bom filho, dar o meu melhor e corresponder a tudo o que me foi ensinado, por uma mulher batalhadora que criou cinco filhos. E o que eu puder fazer pela minha família eu farei. Que essa homenagem de hoje se torne cotidiana”, pontuou.

Por fim, também homenageou sua tia Maria de Lurdes Gomes Araújo sendo um exemplo de mulher. “Portanto, expresso aqui minha singela homenagem a todas as mulheres cujas batalhas inscrevem capítulos de coragem, firmeza e esperança”, ressaltou Elton.

lem2

lem3

lem4

As homenageadas foram contempladas com uma placa com os seguintes dizeres “Conferimos a vossa Senhoria o Titulo de Mulher Destaque da cidade de Luís Eduardo Magalhaes por suas ações e  trajetória exemplares”.

As homenageadas foram

Sra. Maria de Lurdes Gomes Araújo e Sra. Marlene Alves de Almeida, homenageadas do vereador e presidente da casa Elton Almeida;

Sra. Marli Censi e Sra. Marta Vasco de Aquino de Jesus, homenageadas do vereador Deusdete Petronilio;

Sra. Ana Lucia Pereira Rocha e Sra. Lisiane Maria de Matos Krasuski, homenageadas do vereador Wangles Glicério;

Sra. Maria dos Santos Xavier e Sra. Roseni Gramacho de Souza Silva, homenageadas do vereador Juvenal Canaã;

Sra. Maria Firmino de Jesus Paixão e Sra. Maria Cardoso Ferreira, homenageadas do vereador Zezé da Farmácia;

Sra. Valdice Lopes Machado e Sra. Gesilda Domingues da Silva, homenageadas do vereador Renildo Nery;

Sra. Silvina Antunes Almeida e Sra. Fernanda Oliveira de Souza, homenageadas do vereador Cabo Carlos;

Sra. Marlene de Moura Giachini e Sra. Neusa T. Stradiotti, homenageadas do vereador Sidney Giachinni.

Sra. Anny da Cunha e Sra. Erna Walker, homenageadas da vereadora Katerine Rios;

Sra. Protávia Roier Castamam e Sra. Maria Eunice Carvalho dos Santos, homenageadas do vereador Mardônio da Rocha;

Sra. Meire Martins Bastos Dourado e Sra. Aidi Francisca dos Santos, homenageadas do vereador Claudionor Machado;

Sra. Telma de Souza e Sra. Roselia Machado Itacarambi Silva, homenageada do vereador Alaídio Castilho.