21 de novembro de 2018

NOVEMBRO AZUL ALERTA PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA E PARA O CUIDADO COM A SAÚDE DO HOMEM

A campanha mundial “Novembro Azul”, voltada para a prevenção do câncer de próstata e do cuidado com a saúde do homem é assunto sério.

Durante a Sessão Ordinária de ontem, 20, na Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães, o especialista em urologia, Dr. Tarlis Fabrício Sabadin desmistificou e falou com seriedade, sobre a necessidade do exame de próstata para evitar o câncer prostático, o segundo mais comum no Brasil, e que perde apenas para o de pele não melanoma. Em nosso país, a cada 40 minutos uma morte ocorre em decorrência da doença.

O especialista também relatou a importância da campanha, e o quanto à iniciativa tem ajudado a diminuir o preconceito que ainda persiste em relação ao exame de toque de próstata, que deve ser realizado conjuntamente com o exame de PSA, para um melhor diagnóstico. A recomendação é que os exames sejam feitos anualmente pelos homens a partir dos 50 anos de idade.

Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos têm maior chance de também desenvolvê-lo. Outros fatores de risco são sobrepeso e tabagismo. Praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável são formas de prevenir a doença.

“Queremos que os homens prestem mais atenção à sua saúde, por isso trouxemos o Dr. Tarlis aqui para explanar sobre o assunto, afinal saúde é coisa séria”, disse o Presidente da Casa de Leis, vereador Reinildo Nery.

Os demais vereadores, ao fazerem uso da palavra, também destacaram a importância e necessidade do público masculino realizar, regularmente, os exames preventivos.