02 de outubro de 2019

PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA DO LEGISLATIVO

A Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães-BA através da Escola do Legislativo de LEM desenvolve ações de sustentabilidade social e ambiental. A Escola acima citada está comprometida com uma visão de educação para a cidadania, com a construção coletiva, participativa, democrática e universal, promotora do desenvolvimento profissional e cidadão de todos os atores que dela participam, bem como do desenvolvimento institucional e do fortalecimento do Poder Legislativo com a sociedade.

Objetiva alcançar a sociedade civil organizada, através da implementação de ações pedagógicas desenvolvidas por meio de convênios com instituições credenciadas para ministrar cursos e palestras para os estudantes e o público em geral. Promovendo a educação para a cidadania e para democracia no Município e no
Poder legislativo.

Atualmente, a Escola do Legislativo, executa os seguintes projetos:

• “A Câmara vai à Escola com a Turma do Tom”- Projeto desenvolvido através de visitas nas escolas, onde, é distribuída uma revistinha voltada para o público infantil informando sobre a função do Poder Legislativo, bem como as escolas são convidadas a visitarem a Câmara Municipal e assistirem a vídeo sobre o papel do legislador, além de participarem de debate com algum dos vereadores.
  • O “Programa Jovem Vereador”- Atende jovens representantes de escolas que passam a ser agentes de transformação do meio em que vivem, verificam as necessidades do bairro onde moram e criam projetos e indicações que viabilizam a vida da comunidade.

A Escola também realiza campanhas como: a Campanha Mochila Solidária (com doação de materias escolares), o Projeto Faça uma Criança Feliz (com doação de brinquedos) e a Campanha Natal Solidário (com doação de cestas básicas). Dentre as várias atividades, destacam-se as oficinas de confecção de artesanatos, que são fabricados com diversos materiais recicláveis, oriundos de doações. Contribuindo assim para a diminuição do impacto ambiental e valorizando a importância da reciclagem para o meio ambiente, colaborando para a cultura da sustentabilidade. Esse trabalho é desenvolvido com os jovens vereadores durante todo o ano, e os objetos produzidos são doados a cada ano para uma instituição de caridade.

A Escola Legislativa funciona de segunda a sexta-feira, nos horários de 6h e 30m às 12horas, sob a direção Srª Maria Rosa Takamatsu (Rosinha). Atende crianças de 5 a 12 anos, e jovens de 13 a 16 anos de idade.

Luís Eduardo Magalhães, 01 de outubro de 2019.