12 de dezembro de 2022

Dezembro Laranja: saiba como se proteger do câncer de pele

O câncer de pele não melanoma é o mais comum no país.

A campanha Dezembro Laranja reforça os cuidados preventivos

De 2023 a 2025, o Brasil terá mais de 2 milhões de novos diagnósticos para o câncer de pele, com pelo menos 704 mil casos registrados a cada ano, estima o Instituto Nacional de Câncer (Inca). De acordo com a projeção, o câncer mais incidente no país continua sendo o de pele não melanoma, com 31,3%, superando os de mama (10,5%) e próstata (10,2%).

Nesse contexto, a campanha Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ganha ainda mais importância. Este ano, a partir do tema “Não espere até sentir na pele”, dermatologistas de todo o país reforçam os cuidados como formas de prevenção e destacam a importância do diagnóstico precoce da doença.

Como se proteger do câncer de pele em cada hora do dia

Os especialistas elaboraram uma tabela com horários e recomendações para quem se expõe ao sol. Confira:

6h às 8h e 16h às 17h: As consequências da exposição ao sol nesses horários são reduzidas.

8h às 9h e 15h às 16h: Aplique filtro solar com FPS 30.

9h às 11h e 14h às 15h: Aplique filtros com FPS 30 a 50. Use camisa com proteção solar, óculos com lente de filtro solar, chapéus ou bonés. Reaplique o fotoprotetor a cada 3 ou 4 horas.

11h às 12h e 13h às 14h: Evite sair nestes horários. O filtro deve ter FPS acima de 50. Use roupas com filtro solar, óculos, chapéus ou bonés. Repasse o protetor na pele a cada 3 ou 4 horas.

12h às 13h: Evite se expor ao sol neste período. Aplique filtro com FPS acima de 50. Roupas com filtro solar, óculos, chapéus e bonés são fortemente recomendados. Na praia ou piscina, repasse o fotoprotetor a cada 2 ou 3 horas.

Anelise destaca que, com o diagnóstico e tratamento precoce, o câncer de cura tem até 90% de chance de cura. “Por isso, ao observar, por exemplo, uma mancha ou ferida que não cicatriza, o aparecimento de pintas e mesmo lesões de aparência brilhante e elevada, é recomendável que se procure o médico imediatamente”, alerta.