02 de dezembro de 2022

Dezembro Verde

A campanha chamada de Dezembro Verde ocorre em todo o Brasil durante o último mês do ano. Ela reúne especialistas da causa animal, ONGs e apaixonados por animais para conscientizar as pessoas sobre a importância do combate ao abandono e aos maus-tratos de animais.

O momento também é usado para a promoção da posse responsável.

De acordo com dados da OMS, a Organização Mundial da Saúde, estima- se que no Brasil há mais de 30 milhões de animais abandonados.

O mês de dezembro foi escolhido para representar essa causa tão importante por dois motivos: o primeiro deles é que 10 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Direito dos Animais. Além disso, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, registram o maior número de abandonos de cães e gatos.
A importância da campanha se dá também em virtude do impacto negativo que o abandono causa na saúde mental e física dos pets. Ao serem retirados de seus lares, eles podem desenvolver sintomas de tristeza profunda e, em casos mais graves, até depressão. Além disso, a sobrevida dos animais nas ruas ser muito menor do que em lares responsáveis.