24 de setembro de 2021

CÂMARA MUNICIPAL DE LUÍS EDUARDO MAGALHÃES REALIZA CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Na noite desta Segunda-feira (20/09/2021), às19 horas, a Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães-Ba realizou uma Sessão Solene sobre o “Setembro Amarelo”, mês de campanha de prevenção ao suicídio

A Sessão Solene contou com a presença do Excelentíssimo Senhor Dr. Leonardo de Almeida Mendes Junior – Delegado Titular de Polícia Civil, do Doutor Senhor Sávio de Santana Cerqueira – Psicólogo e da Doutora Senhora Ana Carolyna Pelissari – Psicóloga na qualidade de oradores. Em seus momentos de fala os mesmos fizeram belíssimas explanações sobre temas importantíssimos para o processo de prevenção   ao suicídio, desde o diagnostico até o tratamento desta doença que é considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a “pandemia silenciosa”.

Dentre os temas, foi abordado sobre o aumento dos casos aqui em Luís Eduardo Magalhães, e que este mal afeta a humanidade em geral, que não tem distinção de idade, raça, sexo ou classe social. Foi falado sobre a importância de todos ficarem atentos uns com os outros e observar os sinais que os acometidos pela depressão, ansiedade e vários outros distúrbios apresentam, que em sua maioria é através de frases típicas como: “eu quero sumir”, “ninguém gosta de mim”, “eu quero morrer” e muitas outras frases, bem como através do comportamento como: se isolar ou sair demais, automutilação, dentre outros.

Após perceber que os sinais, é muito importante agir com cautela, ouvir a pessoa com sabedoria, e caso não consiga falar as palavras certas, opte por apenas ouvir e busque ajuda profissional imediatamente.

Na cidade existe o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) com profissionais de prontidão para amparar sem a necessidade de agendamento. É possível buscar atendimento através das Unidades Básicas de Saúde, que equipes preparadas para atender e orientar. É preciso buscar ajuda, pois a saída deste problema está no tratamento especializado.

Esta é uma iniciativa com o intuito de alertar a população em geral sobre a gravidade desta doença na atualidade e que é possível superar, basta falar.

Luís Eduardo Magalhães/Ba, 21 de setembro de 2021.