20 de novembro de 2019

REUNIÃO ENTRE OS VEREADORES E O CARTÓRIO ELEITORAL MUNICIPAL

Na manhã desta terça feira (19), ocorreu uma reunião entre os Vereadores e o Cartório Eleitoral Municipal, na Câmara do município de Luís Eduardo Magalhães. A solicitação surgiu por parte do Cartório Eleitoral que, preocupado com a falta do eleitor na procura da regularização do título referente à biometria, busca estratégias para sanar o problema.

O Senhor Edilson Paulo dos Santos, Chefe do Cartório Eleitoral, explanou sobre a defasagem na frequência do eleitor ao Cartório. Explicou que: a meta de atendimento diário seria de 220 pessoas por dia, e atualmente, o Cartório está realizando uma média de 100 atendimentos diários. O que significa um índice muito alto dos eleitores faltosos. Podendo ocorrer aglomeração no mês de fevereiro, quando está previsto o encerramento do processo de cadastramento biométrico. Comenta que na cidade de Salvador já fora cancelado 2.000 títulos. E esclareceu sobre a importância da biometria para não perder o documento. Informa que a biometria esta sendo realizada para evitar fraude, coletar dados importantes do cidadão (a), para em futuro próximo unificar a documentação, além de ser utilizada por a Polícia Federal contribuindo assim, para segurança.

Declara que o TRE tem focado em estratégias para buscar esses eleitores faltosos na procura pela biometria. E cita a visita do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, a Luís Eduardo Magalhães no dia (07/10/2019), onde se realizou uma série de eventos para multiplicar a divulgação do recadastramento biométrico no município. Entre as ações realizadas destacou-se a chegada do Caminhão da Biometria em L.E.M. e outras ações autorizadas pelo presidente do TRE-BA, como: o funcionamento de postos e cartórios da região aos sábados e domingos, o agendamento pelo site ( agendamento.tre-ba.jus.br ), telefone (0800 071 6505) e aplicativo WhatsApp. (71) 3373-7223.

O Senhor Edilson finalizou informando, que será realizado em breve um mutirão de 20 dias para cadastramento da biometria na policlínica com uma equipe de Salvador. Alerta que o prazo para transferência de títulos vai até o mês de março e a data de encerramento para a biometria é até o dia 18 de fevereiro de 2020. E Solicita apoio dos Vereadores para buscar os cidadãos faltosos no cadastramento da biometria, visando que é muito séria a situação de cancelamento do Título Eleitoral.

Estavam presentes na referida reunião, Excelentíssimo Senhor Reinildo Nery dos Santos, Presidente da Câmara Municipal, juntamente com alguns Vereadores, a Ilustríssima Senhora Doutora Cristina Gross, Coordenadora do Legislativo da Câmara Municipal, o Senhor Makysuel Martins Técnico Geral do Jurídico da Câmara Municipal de L.E.M e o Sr. Gilberto Rocha Neto, Assessor das Comissões Permanentes da Câmara Municipal. Fora sugerido pelos Parlamentares a realização de uma audiência com o promotor de Justiça Municipal para verificar de acordo com a legislação, como a Câmara Municipal poderá ajudar neste sentido.

Segundo o TRE, para realizar o procedimento, basta levar documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência. Caso seja o 1º título eleitoral, necessita-se ainda do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos). Não deixe para a última hora, procure o meio mais viável para você e faça a biometria do seu Título Eleitoral.

Luís Eduardo Magalhães-BA, 20 de novembro de 2019.