02 de março de 2016

Na terceira sessão ordinária do ano, vereadores falam de Saúde e melhorias urbanas

Realizou-se terça-feira, 1° de março de 2016 a 3ª sessão ordinária do 7º período legislativo na câmara municipal de Luís Eduardo Magalhaes. Durante a sessão foram apresentados seis projetos de lei e 14 indicações foram protocoladas. Na ordem do dia deram entrada dois PL, sendo todos de autoria do Legislativo.

O primeiro, de autoria do Vereador Deusdete Petronílio, dispõe sobre a ação fiscalizatória do Município de Luís Eduardo Magalhaes, quanto à prevenção e o combate a dengue, chikungunya e zika e dá outras providencias.

O segundo Projeto, de autoria do Vereador Sidnei Giachini, dispõe sobre a denominação e nomenclatura do centro de saúde a ser inaugurada no setor M3 que fica situado na Rua cinco, Quadra10.

O presidente da Câmara de vereadores de Luís Eduardo Magalhães, Elton Almeida, voltou a cobrar respostas do Poder Executivo sobre seus projetos. “O que me deixa entristecido são os projetos de lei aprovados que Executivo muitas vezes não dá a mínima atenção. De fato é uma total falta de respeito e de administração do Executivo, dando as costas para os projetos aprovados na Câmara”, assegura o vereador ao comentar sobre os dois projetos que estariam sendo votados na sessão, desejando sorte aos vereadores Deusdete e Sidnei.

01

O vereador também solicita informações sobre suas indicações como a fixação de placas orientadoras com nome dos médicos e seus horários de atendimento nas recepções de todas as unidades de saúde do Município; como também a implantação de marcação de consultas através do 0800 (TELECONSULTA). Para o vereador, este tipo de informação deve estar disponível, pois ajudará toda a população.

Investimentos em saúde, segurança e infraestrutura foram alguns dos temas de proposições apresentadas pelos vereadores.

02

Com o uso da palavra o Vereador Mardônio da Rocha, citou que nas ruas as cobranças são sempre as mesmas, falta de segurança, saúde e educação. A população esta a mercê do poder executivo que nada tem feito para melhorar a vida da população Luiseduardense.

Solicitou também a interferência do Prefeito junto ao poder judiciário para que a problemática das filas para transferência e regularização de títulos eleitorais seja solucionada.

03

O Vereador Juvenal Canaã, Fez uma citação sobre a situação da travessia da BR-242 que tem causado muito transtorno a população. “Estive no gabinete do deputado federal Cacá Leão, juntamente com outros membros desta casa e lá nos foi mostrada uma maquete de como ficaria a passarela que vai facilitar muito esta travessia, más ate o presente momento esse projeto não saiu do papel”. Cobrou mais uma vez do executivo o carro fumacê de combate à dengue, zika e chikungunha, um aliado forte na luta contra a proliferação destas doenças.

Solicitou o término do asfaltamento da Avenida JK, pois o transito esta cada dia mais intenso devido o surgimento e ocupação dos bairros como o Jardim das Oliveiras e sua circunvizinhança. E por fim, salientou a precariedade no atendimento dos bancos locais, onde os clientes ficam por horas nas filas aguardando por atendimento, “Isso esta acontecendo porque sabem que não existe fiscalização e, portanto não haverá punição”.

04

O Vereador Renildo, solicitou na tribuna que o Prefeito Humberto “atenda ao Sr. Djalma e o Sr. Alcino, porque a classe dos professores não pode ser ignorada assim” que as reinvindicações que eles fazem não são em beneficio próprio e sim da categoria. Aproveitou de sua fala no expediente para denunciar a atual situação de penúria e abandono pela qual está passando a Saúde Municipal e que se agrava cada dia mais, com ambulâncias paradas ou trafegando em estado precário.

Em seguida endossou a fala da vereadora Katerine Rios, sobre a mudança no Regimento Interno, quebrando assim o voto secreto. Ainda em seu discurso fez citação à passarela de travessia da BR242 que “necessita urgentemente sair do papel”.

05

O Vereador Vôga Pelissari, agradeceu a presença de todos e também se mostrou preocupada com a segurança publica em nossa cidade, destacando a necessidade de ter um local apropriado e bem iluminado para caminhadas. Citou também o caos que esta a saúde e a educação em nosso município.