06 de abril de 2016

RESUMO DA 8ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE LEM

s2

No dia 05 de abril de 2016, realizou-se a 8ª Sessão Ordinária do 7º período Legislativo da 4ª legislatura na Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães, presidida pelo Presidente da casa Vereador Elton Almeida.

No expediente do dia foram apresentados seis projetos de lei e quatorze indicações solicitando melhoria para os bairros da cidade. Na ordem do dia foram votados e aprovados por unanimidade dois projetos de lei de autoria do poder legislativo, todos à disposição na íntegra no endereço: https://cmlem.ba.gov.br/leis/.

Na abertura dos trabalhos, o presidente Elton Almeida, aproveitou que a população também pode ouvir a sessão ordinária pela rádio e esclareceu que há muito tempo pode-se fazer a transferência de título eleitoral. “O eleitor tem o ano todo para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral, deixando sempre para resolver esse problema nos últimos dias, resultando na formação de longas filas. Falta de estrutura todo município tem, mas aqui em Luís Eduardo todo ano de eleição é sempre igual, as pessoas deixam para os últimos dias. São muitas senhas, e o atendimento é a partir das 8h”, informou o presidente.

E concluiu que o cidadão precisa fazer sua parte. “Só nos tornamos cidadãos do município, quando temos título eleitoral do município, artigo da Constituição Federal”, finaliza.
O Vereador Reinildo Nery cumprimentou a todos os presentes e agradeceu ao Diretor do Retran Aron Ledoux pelo trabalho desenvolvido junto a esse órgão. Agradeceu também ao Sr. Francino por atender uma de suas indicações em beneficio da zona rural.

Reforçou a cobrança feita exaustivamente por ele junto ao poder executivo para que as comunidades rurais da Muriçoca e Galinho fossem atendidas em suas reinvindicações. “Gostaria que o executivo olhasse as comunidades rurais do nosso município, para que elas não fiquem com os lixos amontoados em suas portas”, ressaltou ainda que recebeu uma ligação da secretaria de infraestrutura prometendo que ia resolver a problemática do lixo na comunidade, mais que ate o presente momento nada havia sido feito, “Só a ligação do secretario ou diretor não resolve, é preciso visitar a comunidade e vê o problema de perto”. Buscando assim meios de soluciona-lo.

Destacou ainda a grande dificuldade que a população Luiseduardense esta encontrando na hora de transferir ou regularizar o título eleitoral e solicitou que medidas fossem tomadas, porque a atual estrutura não esta funcionando.

O Vereador Juvenal no uso da tribuna saudou a todos os presentes e destacou algumas de suas indicações.

Solicitou ao executivo a criação de um posto da Superintendência da Policia Técnica para atender os casos ocorridos aqui, agilizando assim todo procedimento; “Acompanhei muitos casos onde a espera pela liberação do corpo demora 24 horas ou mais, causando assim dor e transtorno às famílias envolvidas”. Manifestou sua preocupação com a microcefalia, uma doença tão triste e devastadora, requisitando assim a distribuição gratuita de repelentes a gestantes inscritas no programa Bolsa Família do governo federal.

Assim como o vereador Reinildo, cobrou celeridade em relação à problemática da transferência de títulos eleitorais, salientando que são distribuídas somente cinquenta senhas diárias o que desmotiva os cidadãos a saírem do conforto do seu lar na madrugada, enfrentando a violência, para pegarem uma senha e serem atendidos somente no final do dia.

O Vereador Erik Café, citou algumas de suas indicações oriundas de visitas à comunidade. Solicitou placas de regulamentação de transito e redutor de velocidade tipo tachão para o Bairro Jd. Ipê, onde as famílias estão apreensivas e inseguras com a falta de sinalização. Ressaltou ainda a necessidade de se colocar faixa de pedestre com redutor de velocidade luminoso, em frente ao colégio carequinha situado na Rua Paraná dando assim segurança aos alunos daquela unidade.

Agradeceu a secretaria de infraestrutura pela realização do mutirão de limpeza em lotes vazios no Jd. Ipê e clamou para que o mesmo fosse feito no Bairro Tropical Ville.

Para finalizar comprometeu-se a continuar lutando para que suas indicações sejam atendidas melhorando assim a qualidade de vida da comunidade.